Dia do Pedagogo + Entrevista com Daniela

sexta-feira, 20 de maio de 2011
A Convidada de hoje é mais do que especial, pois dia 20 de maio é o Dia do Pedagogo, por isso a mamãe entrevistada é uma Pedagoga. E essa é a minha homenagem a todos os pedagogos: Parabéns pelo seu dia!

Conheci a Dani há 1 ano e nos tornamos amigas de infância! Era muito óbvio isso acontecer, pois temos muita coisa em comum, as mesmas idéias, a mesma profissão, nossos maridos trabalham na mesma área, somos mães, somos cristãs, e quem nos uniu foi a Dalila e o Enzo, nossos filhos de quatro patas (da mesma raça)!
Bom... nem dá pra ficar elogiando muito porque soa como um elogio a mim mesma... mas sabe aquela pessoa DO BEM?! Então... espero que gostem!

Daniela Gris, mãe do Allan (7 anos)

Mamãe Moderna: Você sempre quis ser mãe? 
Daniela: Sinceramente, nunca me imaginei como “mãe”. Apesar de ser pedagoga e psicopedagoga. Então, se isso valer, como um “não”, é não (rsrsr). Mas, por outro lado, também nunca me imaginei casada, tendo um relacionamento sério, gerenciando um lar em parceria com uma pessoa. E de acordo com o curso natural da criação que recebi dos meus pais, esse seria o caminho a ser seguido, nessa lógica! 
À medida em que fui amadurecendo, vivendo novas experiências e tomando minhas decisões profissionais, pude reavaliar as expectativas para a área afetiva. E aí, conheci meu marido, “fiquei”, namorei, noivei/“desnoivei”... Até que o pedi em casamento (Isso mesmo! Eu o pedi em casamento com as alianças debaixo do braço e etc). Depois disso o desejo de ser mãe veio, naturalmente, com o tempo. 

Mamãe Moderna: O que você aprendeu na prática que nenhum livro ou pessoa podia ter ensinado? 
Daniela: Sou categórica nesse aspecto, a prática me proporcionou o seguinte aprendizado: Quem sabe do meu filho e de como criá-lo sou eu. Dispenso conselhos! 
Lógico que busco orientações, opinões, mas faço muitas considerações. A responsabilidade é totalmente minha! Eu desejei e gerei essa pequena vida, portanto, nada que mais justo  do que tomar as rédeas sobre como criá-la, afinal, o mundo o espera! 

Mamãe Moderna: Você quis repetir a educação que sua mãe te deu? 
Daniela: Engraçado isso! Se você recebe uma pergunta dessas a primeira (e genuína) resposta que te passa pela cabeça é NÃO. 
No entanto, no meu caso, se parar para pensar bem, eu muitas vezes me deparo com ações e falas que me remetem totalmente à postura da minha mãe. Claro que não é com regularidade porque sou uma pessoa e ela outra. Mas como diz o ditado popular: “Quem sai aos seus não degenera”. 

Mamãe Moderna: O que você pensa da sua mãe, agora que é mãe também? 
Daniela: Hoje, cumprindo o papel de mãe do Allan, eu penso que ela é uma guerreira, uma lutadora e mais que isso, uma vencedora. Ainda tento entendê-la, porém, aprendi a amá-la. Tanto ela como eu, estamos em constante construção. Somos mulheres e, agora, eu mãe e ela avó. Uma nova relação, novos conhecimentos, ... 

Mamãe Moderna: Qual foi o conselho que você recebeu que mais te ajudou? 
Daniela: Quem me conhece, talvez tenha a impressão de que eu vá falar uma inverdade, mas o conselho que recebi veio do meu pai, que disse: NUNCA BATA no seu filho. 
De fato, meu menino nunca apanhou ou qualquer outra coisa que remeta a uma repreensão física. Mas, também, deixo claro que isso não significa que ele é uma criança sem limites! Os limites são colocados no curso normal do desenvolvimento da criança. Eles são construídos de acordo com a fase que a criança atravessa e os pais vão conscientizando-o do porquê deles. Claro que há dias em que precisamos contar até 10 e mesmo assim não adianta! Mas, nesse momento entra em cena outro conselho do meu pai, “Fique quieto, respire e inspire, conte até 100!”, rsrsr. 

Mamãe Moderna: O que você faria igual? 
Daniela: Muita coisa! Desde a cara de boba com o resultado do exame “POSITIVÃO” em mãos e o escândalo no laboratório de que isso seria impossível pela minha dificuldade de engravidar, o chá de bebê com o maridão declamando “Minha eguinha pocotó”, o ensaio fotográfico de gestante, ter o bebê com a presença e as lágrimas do maridão, os momentos de oração, o choro assistindo comercial de margarina na tv, a leitura de livros sobre a gravidez, as mudanças de cidade/estado buscando $ para criar meu principezinho, a busca do apoio dos meus pais e familiares, a decisão do batismo, a busca pela escola ideal, a recolocação no mercado de trabalho... Como eu disse, são muitas coisas, (nesse momento as lágrimas correm... sou uma chorona filiada em sindicato, rsr). Fui feliz em cada etapa! Meu conselho, se me permitem, VIVAM O MOMENTO! 

Mamãe Moderna: O que você faria diferente? 
Daniela: Talvez, não esperar tanto para tentar o segundo filho. 

Mamãe Moderna: Qual foi a maior surpresa que teve com a maternidade? 
Daniela: Sinceramente e objetivamente, a maior surpresa foi descobrir que eu não era uma pessoa “seca”, como haviam me dito na primeira escola que dei aula. Isso é o fim, principalmente para quem escolheu trabalhar com crianças! 

Mamãe Moderna: E o maior susto? 
Daniela: O maior susto que o Allan nos deu foi o diagnóstico de refluxo gastro-esofágico e em decorrência dele, alta dificuldade de ganho de peso e suas implicações. 
Fora isso, destaco um acontecimento, uma certa noite estava tendo aula e o maridão liga no celular avisando que ele e o Allan brincavam de “Tansformers”. Allan caiu e precisou levar uns 3 pontinhos. Quando chego no hospital, totalmente transtornada (nooooormal), o menino precisou ser atendido pelo cirurgião plástico e levar 13 pontinhos (TRE-ZE), lindos, no queixo! 

Mamãe Moderna: Quais são seus medos e sonhos em relação aos seus filhos? 
Daniela: Meu sonho é que Allan prossiga sua caminhada à luz do Evangelho de Cristo, nosso Salvador. Siga feliz, realizado, sereno, amando e sendo amado. E que toda às vezes que ele buscar a futura esposa no Cabelereiro, mantenha o ritual de dizer: “Você está bonita!” Amo ouvir isso dele! 

Mamãe Moderna: Ser mãe é... 
Daniela: Um ser abençoado! Não me imagino hoje sem a maternidade. Totalmente, inconcebível! 

Mamãe Moderna: Mãe é chata quando... 
Daniela: Caramba! Essa a Line foi cruel! Kkk Todas as coisas chatas, na maior parte das vezes, sobram para as mães realizarem, com raríssimas exceções. (Aff!) 

Mamãe Moderna: Mãe é legal quando... 
Daniela: Compreende que amar é educar com seriedade. 

Mamãe Moderna: Se você pudesse ensinar apenas uma coisa às mães que leem o Mamãe Moderna, o que seria? 
Daniela: Queridas, trabalho com crianças todos dias há mais de uma década, e tenho crianças em casa e na família. Tudo que posso dizer é que SEJAM mães! Eduquem! Dar limites é amar. Não tenham medo de errar pois as crianças percebem na sua cara. Elas possuem um “dispositivo interno” e sabem muito bem que você está insegura. 
Vocês com certeza já sabem disso mas vale ratificar, não tentem suprir as ausências com brinquedos caros, celulares e qualquer outro objeto cobiçado. O que a criança quer é sentir-se amada, por meio de um olhar, um toque, uma leitura compartilhada de um bom livro infantil ou até mesmo um longo abraço aguardando pelo ônibus. Elogie quando for preciso e somente quando for preciso. Não banalizem isso! 
Sejam felizes e curtam seus filhotes a cada dia!

Allan

16 comentários:

  1. OI!!Sou pedagoga e fiquei feliz com sua lembrança...obrigada por valorizar o nosso dia!!Esta entrevista ficou bem bacana!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Gostei muito do que li e concordo com você. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  3. lindona, corre lá no http://t.co/D1X5PV0 tu ganhastes a promo do Ray Cosméticos!!!! brigaduuuu por ter votado em mim!! Precisa entrar em contato até domingo, dia 22!!!!
    bjkas e parabéns!
    Tititi da dri

    ResponderExcluir
  4. Parabáens pelo Dia. Um beijão filha. És excelente como pedagoga tanto na escola como em casa.E pela educação que estás dado ao filho, estás me superando. Fico feliz porque fiz certo a lição de casa, pois como educadoras, desejamos que as gerações seguintes nos superem positivamente.
    Celma

    ResponderExcluir
  5. A Dani e o Alex fizeram um ótimo trabalho. O Allan é uma criança muito legal. Gostaria que o mundo fosse repleto de "Allans" iguais a este meu sobrinho. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a entrevista! A Dani e o Alex estão conseguindo criar o Allan com muito sucesso. O menino é lindo e muuuito carinhoso, apesar de estar na fase de não gostar de beijos... rsrsrrs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Família linda!!
    Apesar de conhecê-la a pouco tempo, tive o prazer de ter o convívio com vc, seu marido, seu filho e sua pimpolha.
    Pelas conversas percebi que você é um exemplo de mãe, pois sempre mantém um diálogo com o Allan, e isso é muito bacana. Eu diria que é fundamental para que um filho não pire e não saia por aí fazendo besteiras.
    O lar feliz é nosso principal alicerce, e vc tem isso!

    Beijos e espero revê-los em breve!!

    ResponderExcluir
  8. Posso dizer que esta família é muito unida. Posso dizer também que além de ótimos pais sao excelentes amigos. Parabéns Dani pela entrevista e parabéns pela sua família.

    ResponderExcluir
  9. Dani, sempre falei que você é uma mãe exemplar. Uma criança feliz como o Allan só poder ter uma mãe maravilhosa como você. Tem amo!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Dani, pela entrevista, pela família, pela professora , pela amiga e principalmente pela pessoa maravilhosa que é!
    Quem a conhece realmente aprende a te amar.
    Grande beijo
    Nelisa

    ResponderExcluir
  11. Muito legal a entrevista! Fui educadora por mais de 20 anos e sei muito bem como é isso!

    Bjs e bom finde

    Sil

    ResponderExcluir
  12. Dani querida que alegria a homenagem e o reconhecimento, o Allan é realmente 1 fofo e você é a grande responsável por isso. Parabéns e muitos beijos. Tamara

    ResponderExcluir
  13. Bom diaa
    Eu vim te dizer já editei o post e estou divulgando seus sorteios ;)
    Faço o blog junto com a Natalie e geralmente o post de divulgações é comigo. Quando precisar é só falar comigo tá? Beijos
    @Hestiazinha

    Ah, eu estou cursando pedagogia e adorei seu blog. Já me tornei seguidora e com ctz estarei aqui sempre.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani eu li com a minha mãe e ela achou sensacional!!!!!!!!! Eu também gostei muito da entrevista!!!!!!! É bom saber que a cada etapa,a cada conquista, a cada realização e a cada expectativa você tem adquirido novas aprendizagens.Eu(soraya) sou parte desses conhecimentos!
    Bjkaas!!!
    (rapidinho minha mãe falou que vc ta chique!!!!)rsrsrs!

    ResponderExcluir
  16. Ameia a entrevista, inspiradora me inspirou a contat até 100 por que até dez eu já contava varaias vezes rsrsrs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...