Entrevista: Luzinete

sexta-feira, 6 de maio de 2011
Olá, mamães!
Como eu falei nesse post AQUI, teremos uma nova tag com convidados especiais chamada "Maternidade", que será uma entrevista com mães.
Hoje é a estreia dessa tag, e a convidada especial é a Luzinete, mãe do Francisco!
Seja bem vinda, Luzi!


Luzinete, mãe do Francisco.

Mamãe Moderna: Você sempre quis ser mãe?
Luzinete: Sempre!!  Desde menina, desde que lembro de mim mesma!!  
Mas eu sempre quis mais do que ser mãe!  Eu queria mesmo uma família!! E não conseguia imaginar uma família para mim sem filhos!!  Não conseguia me imaginar sem filhos!!  Meus pais viviam em grande desarmonia, brigavam muito, e isso me deixava muito triste desde muito pequena!!
Lembro de sentir além de tristeza também raiva!!  Sim!! Eu sentia raiva, pois o fato de meus pais viverem de forma tão sem harmonia ou alegria me afetava muito, eu sentia como se eles estivessem me negando algo, me privando de algo que mesmo sem saber nomear eu intuitivamente sabia que era meu por direito e desejava muito!!
Jurei que já que não tive a família que desejei quando criança, eu construiria eu mesma a família dos meus sonhos, do jeito que eu considerava ser o ideal!!
E passei minha vida buscando isso!! Buscando um companheiro, um homem de verdade, para juntos construirmos a nossa família, para termos um Lar onde reinasse a alegria, a compreensão e o Amor!!

Mamãe Moderna: O que você aprendeu na prática que nenhum livro ou pessoa poderia ter ensinado?
Luzinete: Na prática aprendi que nunca devemos desistir dos sonhos!!  E para mim eles são até mais importantes do que ideais!!  Aprendi que devemos buscar muita informação sobre aquilo que desejamos, posso citar como exemplo o Parto e a Amamentação, pois em nosso país a situação de quem deseja parir e amamentar seu filho é uma luta constante!!
Portanto, tanto Renato quanto eu nos informamos muito, sobre parto e maternagem, para termos dentro de nós as nossas certezas fortalecidas!!
Mas na prática, livro nenhum havia nos preparado para as dificuldades de cuidar do nosso filho como considerávamos o certo: sem chupeta, sem mamadeira, amamentando em livre demanda, sem NUNCA deixar chorar... Enfim... 
Tínhamos uma grande bagagem de informações, mas colocá-las em prática exigiu muito de nós!!
Conseguimos, mas isso por que livro nenhum também havia nos preparado para a maravilha que é ser Pai e Mãe!!  A alegria, o encantamento, a satisfação, foram muito maiores!!  Olhamos para o Francisco como um milagre, como uma benção da Vida para nós!!
Nos sentimos privilegiados por sermos as pessoas que tomam conta dele!!  
Sempre digo que para todo cansaço, dores, noites sem dormir, um único sorriso do Francisco faz tudo valer a pena, nos sentimos é em dívida por tudo que ele nos proporciona a cada dia!!

Mamãe Moderna: Você quis repetir a educação que a sua mãe te deu?
Luzinete: Eu poderia dizer que a educação que recebi da minha mãe eu até poderia desejar repassar para meu filho!!  Enfim, ela queria que eu me comportasse, que respeitasse as pessoas, me ensinou a agradecer, pedir licença...
Mas a maneira como ela me criou eu não quis repetir NADA!!
Poderia falar sobre a alimentação, afinal, fui criada comendo todo tipo de "porcaria", mas não é este o ponto mais importante que posso ressaltar!!
Minha mãe me agredia física e moralmente!  Minhas memórias das agressões são tão antigas quanto as de desejar ter uma família!!
Ela me batia muito, muito mesmo!!  Desde criancinha!!  Quando cresci, me tornei adolescente, as agressões físicas pararam mas as verbais se intensificaram!!
Infelizmente vivi todo tipo de agressão que nem vale a pena contar, cada um pode imaginar muito bem o que é uma criança apanhar por que se sujou enquanto comia alguma fruta...
Mas vale a pena falar que depois de adulta, depois de muito pensar a respeito de tudo que aconteceu na minha infância, cheguei ao ponto onde eu teria que decidir o que fazer a respeito daquela mulher que eu chamava de "mãe"!!
Acho que perdão é algo que devemos ser capazes de sentir por que é libertador!  Quem busca uma vida de Amor e Alegria não consegue alcançar se carregar uma bagagem tão pesada quanto a Mágoa, o Rancor...
Mas sempre achei também que perdoar não significa se submeter ao descaso ou aos maus tratos de ninguém, muitas vezes devemos perdoar e nos afastar das pessoas que nos fazem mal!!  Devemos seguir nosso caminho sem algumas pessoas por perto!!
Soube de acontecimentos da vida da minha mãe que não justificavam a maneira como ela me tratou quando criança, mas explicavam muitas coisas!! Era bem isso: não justificava mas explicava!!
Eu tinha o direito de escolher, de decidir, mas fosse qual fosse a minha escolha, eu teria que conviver bem com tal escolha, ficar em paz de verdade!!
Eu já estava de casamento marcado, feliz, tinha realizado grande parte dos meus sonhos, minha mãe já estava velhinha e solitária, decidi que daria mais uma chance para que ela pudesse participar da minha vida, das alegrias que ainda viriam!  Já havia deixado no passado tudo que nos aconteceu, em mim já não habitava raiva, mágoa ou mesmo qualquer revolta, visto que a Vida sempre foi muito generosa comigo.  Achei que ela teria que perdoar a si mesma, entendi o significado disto, e deixei que ela se aproximasse, a recebi com sinceridade mas analisando o que ela faria com aquela nova oportunidade que estava recebendo!!
Felizmente ela aproveitou bem a oportunidade!!
Hoje eu digo que tudo aquilo que ela não foi como mãe, ela é como avó!!
Ela nunca questiona minha maneira de criar o Francisco!  Desde a decisão sobre o Parto Domiciliar, a Amamentação exclusiva e prolongada, a questão de cuidarmos muito da alimentação dele!!  Na verdade, ela diz para todos com muito orgulho que estou sendo uma ótima mãe...
Ela é uma avó presente, carinhosa e divertida!!  Francisco a adora e com razão!!
Quis compartilhar essa parte da minha história, mesmo sendo muito íntima, por que não me agrada a idéia de responder algo tão importante de forma superficial, ou sem citar o contexto no qual baseei minha escolha!!
Sem falar que afinal, chega um momento em nossas vidas que acabamos mesmo por determinar quem fica e quem é afastado de nossa convivência, e se fizermos esta escolha de forma consciente é muito melhor.

Mamãe Moderna: O que vc pensa da sua mãe agora que é mãe também?
Luzinete: Bom, esta questão tem tudo a ver com a anterior, e sei que vão entender quando eu disser que se eu for julgar minha mãe pela mãe que ela foi, eu não terei muitas coisas boas para falar!!  Uma das primeiras coisas que me volta à memória é uma noite que ela estava me banhando, eu tinha uns 5 ou 6 anos, e eu reclamava enquanto ela penteava meu cabelo durante a lavagem, daí sem titubear ela enfiou a esponja cheia de sabão na minha boca, lembro que comecei a vomitar sangue logo em seguida...
O que consigo pensar sobre a minha mãe agora que sou mãe é que não acredito que ela pôde me bater tanto...
Na verdade agora que sou mãe, me fere muito saber de histórias de crianças que apanham, que são largadas sozinhas, que choram sem consolo em berços, que não tem livre acesso ao peito de suas mães!!  Agora tudo isso me afeta muito mais, pois enxergo o meu próprio filho em cada criança que sofre!!
Por ter vivido esse horror em criança, prefiro ter como referência a imagem da minha mãe como ela é agora: atenciosa comigo, generosa com meu marido, e avó carinhosa e brincalhona com meu filho!!
Prefiro pensar nela como avó do que com mãe...

Mamãe Moderna: Qual foi o conselho que recebeu que mais te ajudou?
Luzinete: Acho que o conselho que mais me ajudou veio do meu pai... Era praticamente um lema, um mantra para ele: "Tenha Fé em Deus e Confiança em Si mesmo."
E isso serve para tudo na vida!!  Reporta a tudo que ele me ensinou, a acreditar em uma Força Superior, independentemente de qualquer religião, mas de depositar a Fé em Algo que sentimos ser maior do que nós mesmos, mas paralelamente a esta Fé devemos confiar em nós mesmos, sempre fazer a nossa parte para a realização de nossos sonhos, desejos e projetos!!  Confiar em nossa capacidade e força para lutarmos pelos sonhos e torná-los realidade!!
Confiar em nossa força, nossa capacidade, nossa coragem, confiar em nosso próprio coração e ter Fé que quando fazemos a nossa parte, "Algo" superior fará a Dele para que cheguemos a realização!!
Sem dúvidas este foi o melhor conselho que recebi em minha vida!!

Mamãe Moderna: O que você faria igual?
Luzinete: Creio que eu faria tudo do mesmo jeito!!  Na prática temos pouco tempo de experiência, Francisco está com 18 meses agora, sei que temos muita coisa pela frente, ainda muitas fases, escolhas, decisões...
Mas até agora estamos satisfeitos com os resultados!!  Sempre tomei minhas decisões junto com o Renato que me apoia em tudo, escolhemos juntos tudo que diz respeito ao nosso filho, e  estamos felizes com a vida que temos agora! 
Sabemos que na maioria das vezes o melhor não é o mais fácil para ser colocado em prática, mas uma vez que sabemos o que é melhor para o Francisco, é impossível oferecer menos!!
Enfim... Até agora acho que estamos satisfeitos e felizes, faríamos tudo do mesmo jeito com certeza!!

Mamãe Moderna: que você faria diferente?
Luzinete: Nada...
  
Mamãe Moderna: Qual foi a maior surpresa que você teve com a maternidade?
Luzinete: Puxa...  Tudo foi muito sonhado e idealizado por nós!!  Já havíamos decidido muitas coisas como o parto, a amamentação exclusiva por 7 meses e prolongada pelo tempo que o bebê quisesse, que faríamos Cama Compartilhada, que não usaríamos chupeta, que não permitiríamos que o bebê chorasse sem consolo, que saberíamos respeitar nosso bebê em todas as suas fases e necessidades sem nunca pressioná-lo...  
Já havíamos nos preparado para muitas coisas, já havíamos lido muita coisa, portanto não tivemos muitas surpresas no sentido de como cuidar de um bebê!!
Mas a surpresa imensa ficou por conta de nos percebermos muito, muito mais felizes e plenos do que sonhamos!!  A tarefa de cuidar de um bebê da maneira como nós considerávamos ideal é extenuante, muito cansativo mesmo, mas tudo é tão cercado de encanto, ternura, alegria, prazer, descobertas felizes, e só vai ficando melhor!!
 Acho que é isso: a surpresa foi em perceber que tudo vai ficando cada vez mais gostoso!!

Mamãe Moderna: E o maior susto?
Luzinete: Engraçado que não tomamos nenhum grande susto relacionado ao Francisco em si...
Sei lá!!  Ele teve refluxo fisiológico e até descobrirmos e tratarmos corretamente (com medidas posturais e um protetor gástrico devidamente receitado pelo pediatra), sofremos com choros histéricos sem sabermos a causa e sendo muito difícil de acalmá-lo, também levamos alguns "banhos" de leitinho azedo quando ele golfava em jatos fortíssimos!!
Mas não considero isso "susto" propriamente!!  Também nunca caiu antes de começar a ficar de pé, e quando começou a ficar e a ensaiar passinhos nunca levou nenhum tombo que nos assustasse...
Nunca ficou doente, até hoje teve uma única gripe, nem resfriado ele fica!
Por isso, com toda sinceridade consideramos o nosso maior susto estando relacionado a nossa decisão de que eu pararia de trabalhar por 3 anos para dedicar cuidados exclusivos ao Francisco durante esse período!!
Tomamos esta decisão de forma muito consciente, depois de refletirmos muito, abrimos mão de algumas coisas por aquilo que consideramos o mais importante no momento: o Francisco!!  Assim, decidimos que eu pararia de trabalhar e ficaria eu mesma com ele, cuidando em casa, proporcionando passeios adequados a cada fase de seu desenvolvimento e aproveitando cada instante deste período tão rico e importante do nosso filho!!
Mas eis que nosso maior medo decorrente desta escolha se concretizou: Renato foi demitido de seu trabalho!!
Houve uma reestruturação interna dentro da empresa que ele trabalhava e todos os gerentes foram demitidos!!  Era algo totalmente imprevisto, que ninguém desconfiava até que foi feito!!
E claro que nos pegou em cheio!!  Era nosso maior medo, já que apenas um de nós estaria trabalhando, e acabou acontecendo!!
Foi um susto sem dúvidas!!
Mas não nos arrependemos da nossa escolha não!!  Enxergamos isso como algo que teríamos que passar juntos, uma fase difícil a enfrentarmos como uma família, que em nada teve a ver com nossa escolha de permitir que o Francisco tivesse a mãe em tempo integral e que eu pudesse ter este presente de cuidar eu mesma do nosso filho!!
Sentimos que existem coisas que aconteceriam de qualquer forma, e se uma dificuldade financeira fosse algo que teríamos que passar, aconteceria de qualquer maneira, mesmo se eu estivesse trabalhando talvez estivesse vivendo uma fase de poucos pacientes, enfim...  Teríamos que passar por isso!!
Felizmente hoje somos pessoas que conseguem ver o lado positivo das coisas no momento em que elas acontecem e não muitos anos depois quando tudo já passou!!  
Aproveitamos para desfrutarmos da presença um do outro, do fato de que o Renato também está tendo a oportunidade de ter mais tempo com o filho, um tempo precioso que o permitiu vivenciar muitas descobertas de Francisco sem ter perdido nada!!
Renato o viu engatinhar, dar os primeiros passos, dizer as primeiras palavras, fazer as primeiras descobertas!!
E isto é um consolo, um alívio para este momento financeiro não tão agradável!!
E não nos arrependermos da nossa escolha, ainda acreditamos que fizemos o melhor, aquilo que funciona para a nossa família!!
Mas este foi sem dúvidas o maior susto!!

Mamãe Moderna: Quais são seus medos e sonhos em relação ao seu filho?
Luzinete: Acho que os nossos medos são em relação a violência que existe no mundo a nossa volta!!
Temos medo da falta de harmonia na qual as pessoas vivem, e por isso agridem o próximo, a Natureza, e a si mesmas!!  
Criamos o Francisco com carinho, paciência, dedicação, doação, mas sabemos que nem todas as crianças são criadas assim!!
Lamentamos que outros bebês sejam cuidados sem serem amamentados, com restrições para receberem colo e carinho, muitas vezes até são agredidos tanto verbal quanto moralmente!!  Acho que muitas vezes até um cachorrinho de estimação tem mais acesso a colo e carinho do que bebês que tantas pessoas acham que devem ficar quietinhos em seus berços, carrinhos, cercadinhos para não ficarem "mal acostumados"!
E não que os cachorrinhos que pulam nos colos de seus donos reclamando atenção não devem tê-la, o que quero dizer é que os bebês deveriam ter muito mais do que muitas vezes lhes é concedido!!
Por trás de um misantropo, um sociopata, ou até mesmo um psicopata sempre tem uma história de abandono e agressão que muitas vezes só aparece quando uma tragédia já foi o resultado disto tudo, um exemplo é a grande tristeza que o Brasil inteiro sofreu com o caso do rapaz que invadiu a escola no Rio de Janeiro!!
Sempre oramos muito pelo nosso filho, pelos filhos das pessoas que sabemos que dedicam carinho e amor aos seus, e oramos por  todas as crianças que sofrem de qualquer tipo de privação, seja ela física, moral ou espiritual!
Nossos sonhos para o Francisco não estão baseados em expectativas quanto a qual profissão seguirá, onde irá viver ou coisas assim!!
Sonhamos que ele viaje muito, se desejar, que conheça outros lugares, pessoas e culturas, que seja rico em conhecimento prático!
Sonhamos que ele saiba respeitar a Natureza, e que tenha Fé em "Algo" superior que o conforte e dê forças!!
Sonhamos que cresça saudável física e mentalmente!!
Sonhamos que seja educado, caridoso, alegre, divertido!  Sonhamos que ele cresça generoso, consciente de suas escolhas e de seu papel no mundo, que seja uma presença positiva onde estiver!!
Sonhamos que ele se dedique com verdade, esforço e alegria a tudo que decidir fazer em sua vida!
Sonhamos poder ajudá-lo financeiramente quando isso for necessário para que realize algum desejo!!
Sonhamos que ele nunca se sinta preso a nós, mas que sinta que estaremos sempre ligados mesmo que a distância física seja imensa!!
Sonhamos que ele não se sinta em nenhum débito ou obrigação para conosco, mas que sempre que desejar, possa estar de volta ao nosso Lar!!  Que este Lar que estamos construindo juntos seja sempre uma referência de carinho, apoio, consolo, alegria, alívio e segurança!!
Sonhamos que ele seja corajoso o bastante para conseguir seguir seus próprios sonhos!!
Enfim... É isso que sonhamos para ele!!

Mamãe Moderna: Ser mãe é...
Luzinete: Acho que nós seres humanos realmente não nascemos para sermos sozinhos, somos carentes por natureza, de carinho, de afeto, de admiração, de contato... (e isso só vendo o lado natural e positivo)
Até mesmo inconscientemente queremos nos sentir necessários, mas num sentido mais raso, nada muito profundo, pois a sensação de sermos necessários traz a outra via deste sentimento que é SE saber pertencente!!  Sentimos que pertencemos a algo ou alguém, e se precisam de nós isso supre um certo medinho de sermos dispensados...  É uma troca, uma relação de mão dupla, pode ser aplicada em relação ao trabalho, a relacionamentos familiares, afetivos!!
É algo como: "se precisam de mim não vão me dispensar, abandonar, trocar, deixar..."
E isso nos dá uma certa sensação de poder e controle (ainda que ilusória)!
É uma coisa boa, mas que as vezes tem lá seu tantinho de egoísmo, mesmo que seja difícil admitir isso!!
Mas acredito que a Maternidade coloca nossos sentimentos mais profundos e escondidos para fora!!  Nos tornarmos mãe é um evento que nos desconstrói por inteiro, que "revira" tudo, e se desperta sentimentos fortes de Amor, Cuidado, Dedicação, faz o mesmo com os sentimento "menores" como medo, raiva, egoísmo, preguiça...
Em relação ao filho, a necessidade dele é diferente de qualquer outra pessoa que "necessita" da gente, percebemos de imediato que não temos o mesmo controle que ilusoriamente sentimos pelas demais pessoas, justamente a sensação de poder e controle que torna a relação mais equilibrada!!
É na verdade uma sensação de ser necessário de forma integral, completa, plena, insubstituível mesmo!!
O filho precisa da mãe desta maneira!!  Os bebês humanos necessitam da mãe assim!!
E se isso é lindo pode ser também sufocante e desesperador!!
Eu realmente acredito que a mãe é a PRESENÇA e a AUSÊNCIA mais marcante na vida de um ser humano!!
Por Deus, não estou dizendo que a figura paterna não tem sua cota importantíssima, mas é diferente!!  
Já vi tanta gente reclamando que tudo é culpa da mãe!!  E como lidar com tamanha culpa??? 
Colocado desta maneira é mesmo muito difícil, mas eu não gosto da palavra "culpa" que por si só já carrega sua sombra que se chama "punição".
Gosto da palavra "RESPONSABILIDADE"!!
Mas ainda assim como nós mães podemos lidar com tamanha responsabilidade???
Saber que somos totalmente responsáveis por um outro ser humano??
Um serzinho que depende exclusivamente da gente??  E se errarmos??  E se falharmos??
E onde está meu poder??  Meu controle?? Se os outros precisam de mim eu me dôo e isso supre meu medo de ser descartada, mas e como lidar com meu bebê que precisa de mim e por definição NÃO VAI ME DESCARTAR???
Onde está meu ganho??  Meu alívio??  Meu consolo??  
É pesado demais esse fardo...
E mesmo para nós, que de algum modo entendemos de forma instintiva que é natural o bebê depender da mãe para sua sobrevivência e desenvolvimento (como qualquer filhote), sofremos a pressão das outras pessoas, que não conseguem tolerar esta verdade tão simples quanto natural quanto terrível!!
Tamanha responsabilidade?? 
Ser mãe, para mim, é encarar esta responsabilidade, mesmo sentindo medo de errar, de falhar, de não dar conta!!
Sim... É difícil para nós tudo isso!!  Ser mãe é entrar em contato com tudo de mais profundo que vive em nós, e todas temos coisas lindas e coisas nem tão lindas, mas que fazem parte do nosso ser, que NOS fizeram o que somos!!
Ser necessária para quem eu tenho um "medinho" de perder satisfaz minha necessidade de controle e poder, mas ser absolutamente necessária para meu bebê, que não me trocará por nada nem ninguém (pelo menos enquanto forem bebês) não me satisfaz da forma como eu estava "acostumada"...
Se mãe é se dar conta, é viver a  sensação se SER e TER tudo que o filho precisa!
É aí que descobrimos o tal do Amor incondicional, vou me doar de verdade, sem ter de volta minha sensação de poder e controle saciados, vou me doar para alguém que realmente precisa de mim mais do que tudo!!
Nas vida existem apenas DUAS grandes tragédias:  uma é NÃO conseguir o que se deseja, e a outra é CONSEGUIR...  
Se buscamos ser necessárias e queridas, se desejamos ser indispensáveis e desejadas, quando realmente conseguimos isso através da maternidade, piramos!!! 
Ser mãe é estar assim, sempre entre sentimentos tão contraditórios!!
Mas é assim que podemos viver a plenitude deste sentimento chamado Amor, a plenitude da sensação de sermos tão responsáveis pela vida e criação de outro ser...
E a nós, valentes mães que nos permitimos viver isso, se descortina um novo Universo, onde nossa doação, livre de qualquer necessidade NOSSA, livre de qualquer desejo nosso de controle, de manipulação ou egoísmo.  Se descortina um novo Universo onde ser capaz de se doar desta maneira, é por si só a recompensa...
E esta é a maravilha das maravilhas!!  
Para mim, isto é ser mãe!!

Mamãe Moderna: Mãe é chata  ou é legal quando...
Luzinete: Acho que mãe poderia se apresentar assim: "Muito prazer!  Meu nome é "Culpa" meu sobrenome é "Remorso"!!  
Como mães estamos a todo instante tendo que tomar decisões muito difíceis!!  E tudo toma uma dimensão enorme pelo fato de que estamos decidindo e escolhendo por outra pessoa que depende inteiramente da gente!!
Tudo é uma responsabilidade grande, da escolha da roupa, do corte de cabelo, da vacinação, da alimentação escolhida, da futura escola, de supervisionar amizades, passeios, o que permitir o que não permitir, etc, etc, etc.
TUDO é feito com um grande peso!!  E as mães erram querendo acertar!!  Se preocupam muito e isso muitas vezes é visto como "falta de confiança"!  E não é bem isso!!  Em se tratando dos nosso filhos nós mães desconfiamos de tudo e todos em nome da segurança e do bem estar físico, emocional e mental deles!!
Temos que saber dosar nossas próprias inseguranças e medos, temos que lutar contra os medos que o próprio mundo joga em nós já que vemos tanta violência em toda parte, mas mãe sempre terá seus momentos de chata!!  Errando ou acertando, mesmo com as melhores intensões, em algum momento nossos filhos dirão que somos chatas mesmo!!
Especialmente se estivermos no papel de proibir, impedir, vetar algum desejo!!
Mas, acho que devemos estar preparadas para isso também!!  Uma das nossa atribuições como mães é decidir pelos nossos filhos tudo aquilo que eles não tiverem maturidade para escolherem sozinhos!!  Vai ficando mais difícil a medida que eles crescem e começam a ter a capacidade de argumentar, de expor suas vontades e opiniões, e isso é natural e desejável, pois é a prova de que estão crescendo!!
E a parte mais difícil de ser mãe é irmos justamente percebendo que a cada dia somos menos "necessárias" na vidinha de nossos filhos!!  Perceber que aquele bebê que nem virava a cabeça sozinho já anda, já brinca com amiguinhos e daqui a pouco quer viajar com a "galera"!!
Percebermos que aquele bebê que se aninhava em nosso colo, que grudava em nosso peito e não largava nem para irmos ao banheiro, começa a recusar nossos abraços e limpar o rostinho quando beijamos e não querem "pagar mico" na frente dos amiguinhos!!
Percebemos que aquele bebê que se refugiava em nossos braços começa a procurar a companhia das amigas, da namorada, do namorado!!
Percebermos que aquele bebê que dormia tranquilo na nossa cama, de repente é um rapaz ou uma moça que nem quer avisar onde vai passar a noite...
Por isso acho que devemos aproveitar cada fase, e sabermos que prepará-los para viverem suas vidas com segurança, independência e alegria depende de nós mesmas aprendermos que eles se soltarão, e termos a certeza de que a lembrança da segurança e do Amor que recebiam em nosso colo os guiará pela Vida afora.

Mamãe Moderna: Se pudesse ensinar apenas uma coisa às mães que leem o Mamãe Moderna, o que seria??
Luzinete: Sempre tive sérios problemas para me expressar de forma resumida, isto está evidente nas respostas imensas que já coloquei aqui!!
Aproveito para agradecer o convite para responder a essas questões tão profundas e a paciência e o carinho que a querida Line demonstrou para comigo!!
Bom... Se eu fosse dizer apenas UMA COISA??
Há tanto para falar, sobre parto, sobre amamentação, sobre cuidados com os bebês...
Mas vou então dar o meu melhor conselho:
"Você Mãe que está lendo este texto e tantos outros que existem por aí, eu digo: "Tenha Fé em Deus e confiança em si própria!"
Sim!!  Deixo a  o conselho do meu pai!!  Tenha Fé no Deus de seu Coração, Naquele ou Naquilo que fizer sentido para você, independente de religião!
Mas é preciso ter confiança em si mesma!!  Pois se você confiar em si mesma estará conectada ao seu próprio Coração e ao seu bebê!!  E se houver esta conexão, esta confiança, tenho certeza que poderá atender ao seu filho da maneira como ele realmente precisa!!
Sei que se ouvir seu próprio Coração não terá medo de palpites, de sugestões de como deve cuidar ou criar seu próprio filho!!  Se tiver confiança em si mesma saberá desconsiderar sugestões para leite artificial sem necessidade, para desmames precoces, para abandonar bebês sozinhos chorando para não serem "mal acostumados"!
Se confiar em si mesma, saberá desconsiderar essas sugestões mesmo que elas venham de médicos, pediatras, ou mesmo de pessoas próximas que possuem grande influência na vida da sua família, como avós, tios, tias, parentes, etc...
Se tiver confiança em si mesma, saberá que você É e TEM tudo que seu filho precisa!!  Saberá compreender que aquilo que ele solicita é por que realmente precisa, e portanto você terá forças para dar a ele aquilo que ele necessita!!
Se confiar em si mesma, saberá que mesmo tendo medo de errar e de falhar, o Amor que sente pelo seu filho será o guia que nunca a deixará perdida!!
Enfim...
É isso: Tenham Fé e confiem sem si mesmas!!

Luzi, agradeço imensamente por aceitar o convite e participar do Mamãe Moderna, cedendo essa entrevista maravilhosa!

A primeira pessoa que pensei em entrevistar aqui no blog foi a Luzi, justamente por saber que daria respostas sinceras, sensíveis e profundas! 

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Luzi e sobre a história do Francisco, é só acessar esse link AQUI para conhecer o blog da Luzi, ler o relato de parto e assistir o parto do Francisco que é MARAVILHOSO!! Super vale a pena!

Francisco

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...